Nota oficial

Desde 1988, a Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU) preza pela diversidade e pela igualdade das pessoas. Por meio das suas emissoras, Rádio Universitária FM e TV Universitária, promovemos conteúdo educativos e culturais com o objetivo de divulgar o conhecimento e o fomento de discursos e debates.

Manifestamos o nosso apoio ao movimento negro no Brasil e internacional. Reconhecemos a importância dos últimos acontecimentos relacionados à organização em torno da luta pela democratização de acessos institucionais e sociais dos pretos, pardos e indígenas (PPI), evidenciados recentemente por meio das ações do movimento “Black Lives Matter” (“Vidas Negras Importam”, em tradução livre).

A Lei de Cotas (Lei nº 12.711, 29 de agosto de 2012) foi publicada em 2012, sendo uma grande conquista para o movimento negro e estudantil. Desde então, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), segue as diretrizes propostas pelo Ministério da Educação (MEC). Naquele momento, era considerada como suficiente a autodeclaração, em que o ingressante se identificava como PPI para o pleiteamento da vaga escolhida. A partir de junho de 2018, a UFU instituiu, por meio da Resolução SEI nº 12/2018, a Comissão de Heteroidentificação de candidatos PPI nos processos seletivos de ingresso na universidade. A comissão, formada por indivíduos diversos, avalia traços exclusivamente fenotípicos para homologação da matrícula.

Tomamos conhecimento das acusações informais por meio das redes sociais relacionadas a estudantes e egressos de diferentes universidades públicas. Avaliamos internamente a exposição de um de nossos colaboradores e as críticas realizadas à sua forma de ingresso na universidade. Estamos atentos ao desenrolar dos acontecimentos a fim de pautar, brevemente, as decisões jurídicas cabíveis.

Reforçamos que somos uma Fundação de apoio à UFU e, em parceria à instituição, produzimos e veiculamos programas que contribuem para a melhoria da educação e da cultura, além de promovermos a divulgação de eventos de interesse da instituição como forma de, interna e externamente, difundir as suas potencialidades científicas e artístico-culturais.

Reiteramos ainda que pautamos o nosso trabalho na ética, justiça e transparência, exigindo de nossos colaboradores e parceiros a mesma conduta. De forma alguma compactuamos com qualquer ato que vá contra a ética ou que não observe os limites da legalidade, bem como não emitimos juízo de valor, seja para julgar ou pré-julgar alguém a quem seja imputado fato delituoso, até que os fatos sejam apurados e esclarecidos, trazendo à luz a verdade.